top of page
Pousiopanoramica.png

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA POUSIO

    POUSIO é a terra que espera, que descansa, que se prepara para uma renovação, para uma nova vida, Assim pensámos num projecto que reconhece a vida da terra e a tenta conhecer para poder cultivar, valorizar e dar a ver o que ela tem intrínseco. Assim, surge uma residência para artistas que lhes confronta com a pergunta: como pode a arte pôr-se ao serviço?

    Poderíamos fazê-la de outra forma, dando já como adquirido de que a arte é um serviço à humanidade por excelência (resta tentar perceber o que a arte é), poderíamos perguntar como pode o artista pôr-se ao serviço? E assim, não falamos de uma arte que cumpre um objectivo ou que procura cumpri-lo, mas que inquire de si mesma e de quão próxima está do encontro com a realidade de quem a produz. Há artistas que falam na primeira pessoa do singular, há outros que se dirigem à segunda e outros ainda na terceira pessoa.

 

    Nós queremos desafiar os artistas a tentar abordar o seu trabalho, durante as duas semanas de residência, na primeira pessoa do plural, NÓS. Para isso formámos esta residência POUSIO - destina-se a reunir um grupo de artistas de vários meios ( Artes Plásticas, Literatura, Música, Audiovisuais e Arte Performativas) e a definir uma localidade no interior do país que possa receber e acolher a vontade deste grupo em querer conhecê-la e mostrá-la. 

​

   O Pousio é um programa que pretende percorrer as diversas regiões de Portugal, com o objetivo de, através das relações formadas durante a residência, criar expressões artísticas de vários meios; o nosso objectivo é conhecer uma terra de cada região do país - a sua população, cultura, geografia, costumes, artesanato, etc. - e que estas trocas culturais nos impulsionem a desenvolver processos e criar objectos artísticos ou a desenvolver ideias.  

 

1ª EDIÇÃO ~ BARBEITO

CACHOPO

     Dá-se o nome de Barbeito, à primeira intervenção no terreno que está em pousio. É tal e qual a intenção e o nome que damos a esta 1ª edição da POUSIO que será recebida na freguesia de CACHOPO, do concelho de TAVIRA, ALGARVE. 

     Cachopo é a terceira maior freguesia do Algarve e detém várias riquezas que podem ser visitadas. O seu núcleo museológico mostra-nos a cultura da terra através dos tempos e o Centro Paroquial tem vindo a dinamizar e a assistir a população que se mostra envelhecida, dispersa e isolada, enfrentando uma crise demográfica, comum nas regiões mais interiores do país, contando com 600 habitantes. Quisemos conhecer mais da terra conhecida pelas suas "portas abertas", pelos seus diversos ofícios artesanais, tentando-nos aproximar da comunidade através, também, da assistência à mesma. Esta residência pretende promover o desenvolvimento de projetos artísticos em Cachopo e, através das diversas expressões e trabalhos criados, servir os locais e dar-lhes um veículo para se expressarem e se fazerem conhecidos pelo resto do país.

​

 

​

ORGANIZAÇÃO

IMG_4918.jpeg

Mafalda

d'Oliveira Martins

Direcção

IMG_5044.jpeg

José Sotomayor

Logística

WhatsApp Image 2019-09-17 at 21.46.28.jp

Martim

Mesquita Guimarães

Documentação e Angariação de Fundos

RESIDENTES

20190914_141826.jpg

Maria Luísa Capela

​

unnamed-3.jpg

João 

Massano

​

70700971_2412008075502259_78409463133812

Xavier

Solano

​

Captura de ecrã 2019-09-18, às 12.42.38.

Duarte

Bénard da Costa 

​

CAMPANHA GO FUND ME

IMG_4677.jpeg

Lançámos uma campanha Gofundme! (Angariação de fundos) 
Estamos muito agradecidos pelos apoios que nos têm sido dados! Queremos, mesmo assim, tentar reduzir o custo para os residentes, que tão generosamente se dispõem a este projecto! 
Queremos deixar então o convite a quem está interessado em ver este projecto crescer, a quem nos quiser apoiar, a contribuir para a causa com o que quiser! Assim, é possível fazerem também parte deste projecto como nossos gentis colaboradores! 

 

É possível contribuir neste link:
https://www.gofundme.com/pousio-residencia-artistica
Os fundos angariados servem para o alívio nas despesas das viagens e materiais.

AGRADECEMOS O APOIO A

unnamed.jpg
bottom of page